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Os benefícios e desafios de fazer negócios no Brasil

The benefits and challenges of doing business in Brazil / Europartner Negócios no Brasil

Com o PIB fortalecido pelo agronegócio, pelas startups e pelo setor de mineração, entre outros, o Brasil é um grande celeiro de oportunidades para os investidores. O estrangeiro pode abrir empresa no Brasil em quaisquer um dos setores citados e, certamente, terá muitos benefícios pela frente ao se fazer negócios no Brasil.

No entanto, os desafios para quem quer abrir empresa no Brasil são enormes. A burocracia, a alta complexidade do sistema tributário e a concorrência de mercado são entraves a serem superados. 

Colocando os prós e os contras na balança, vamos conhecer as vantagens e desafios de quem deseja empreender no Brasil e gerar boas oportunidades de negócios! Então continue lendo este artigo da Europartner e veja como ter sucesso, apesar das adversidades!

Desafios para estrangeiros abrirem empresa no Brasil

Para constituir uma empresa no Brasil, recomenda-se que os investidores estrangeiros pesquisem o mercado brasileiro e todos os seus potenciais, bem como as possíveis ameaças. Mas se a empresa deixar de considerar algum desses fatores, a experiência pode ser prejudicial ao seu sucesso. 

Entre os maiores equívocos de companhias que desejam se instalar no país sul-americano estão:

  • Ausência de avaliação correta sobre o mercado e seu público-alvo;
  • Falta de conhecimento sobre a cultura do país e o modo de consumo;
  • Erros na adoção de práticas de negócios mais comuns no Brasil

De fato, tudo isso afeta de forma negativa a estratégia de entrada da organização no mercado brasileiro. Por isso, listamos os três principais riscos de fazer negócios no Brasil.

1. Burocracia

A legislação brasileira não acompanhou o rápido crescimento da economia. Isso apresenta muitos riscos para empresas estrangeiras que tentam fazer negócios no Brasil.

O Relatório Executivo Doing Business do Banco Mundial é um documento que avalia os países de acordo com aspectos como facilidade para fazer negócios, registro de imóveis e pagamento de impostos. Atualmente, o Brasil ocupa a 124ª posição entre 190 países. Isto é, os dados mostram que há melhorias consideráveis ​​a serem feitas em leis e regulamentos a fim de torná-los mais atraentes para as empresas estrangeiras.

2. Barreiras à exportação e importação

O Brasil é o 21º maior exportador do mundo, um índice aparentemente animador para os estrangeiros que desejam investir no país. Contudo, as taxas e restrições não são nada favoráveis. 

As importações diminuíram anualmente em quase 20%. Os entraves alfandegários também são um frequente problema para as empresas. No geral, altas taxas alfandegárias tornam as exportações muito caras para o mercado brasileiro pagar. 

Além disso, os contêineres são mantidos no porto por até 71 horas para garantir que toda a documentação e processos sejam concluídos.

3. Força de trabalho local

Os sindicatos trabalhistas no Brasil são muitos e podem apresentar obstáculos à flexibilidade nas contratações de mão de obra. Por isso, as empresas devem dar atenção à modalidade de contratação, pois a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) exige o cumprimento de diversas normas trabalhistas. Por exemplo, pagamento de licençamaternidade, férias remuneradas e 13º salário. 

Apesar destes e de outros desafios, as oportunidades no Brasil existem, embora muitas sejam latentes! 

Quais os benefícios de fazer negócios no Brasil?

1. Crescimento econômico

O Brasil pertence às economias do BRICS, sigla associada às atuais cinco grandes economias emergentes, também integradas por Rússia, Índia, China e África do Sul. Juntos, os países tiveram uma taxa média de crescimento em torno de 8% de 2008 a 2017. Esses números são comparados com a taxa de crescimento mundial de cerca de 1%.

Depois de enfrentar uma crise econômica durante a pandemia de COVID-19, o país retomou o crescimento e encerrou 2022 com PIB de R$ 9,9 trilhões. Certamente, essa recuperação econômica mostra sua presença substancial como potência emergente.

2. Mercado consumidor em expansão

Como país mais populoso da América Latina e sétima nação mais populosa do mundo, o Brasil representa uma grande oportunidade de negócios. Afinal, o país sul-americano conta com um mercado consumidor amplo e diversificado. 

Atualmente, o Brasil possui uma população de mais de 207,8 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ademais, o Brasil apresenta um amplo leque de oportunidades comerciais — com grande demanda por serviços e bens — já que sua população é considerada majoritariamente de classe média, vivendo em áreas urbanas.

3. Alianças comerciais na exportação e na importação

Se você busca um comércio internacional estratégico, o Brasil garante fácil acesso a outros países latino-americanos por meio do MERCOSUL. Com este acordo comercial, é possível utilizar-se de parcerias com países como Paraguai, Argentina e Uruguai. 

Além disso, a União Europeia (UE) atualmente negociou um acordo de associação bilateral com os membros do MERCOSUL, criando uma oportunidade comercial muito atraente. 

Portanto, vale aproveitar as oportunidades de investir em negócios no Brasil e deixar que o time de especialistas em contabilidade da Europartner cuide de toda a parte burocrática para sua empresa e otimize sua implantação ao criar sua empresa e ao determinar seu regime fiscal. Então entre em contato com nossos consultores e veja como podemos ajudar sua empresa a crescer!

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